manifestação de estudantes
dia 16 - 9.30 na praça da Batalha (porto)
MANIFESTAÇÃO DE ESTUDANTES
do ensino báscio e secundário
pela avaliação contínua, sem exames nacionais
pelo acesso ao ensino superior justo, sem numerus clausus
pelas condições materiais e humanas nas escola
pela educação sexual
pela democracia nas escolas.
MANIFESTAÇÃO DE ESTUDANTES
do ensino báscio e secundário
pela avaliação contínua, sem exames nacionais
pelo acesso ao ensino superior justo, sem numerus clausus
pelas condições materiais e humanas nas escola
pela educação sexual
pela democracia nas escolas.
Não sei se concordo com o fim dos exames nacionais. Concordo que o peso dos exames nacionais nas médias é absurdo. Discordo, portanto, com o grau demasiado de influência que têm.
Mas acho importante que haja um fragmento das notas dos finalistas do secundário que seja feito com base numa avaliação nacional, em que todos se põem no mesmo pé de igualdade.
Acho que é uma forma de evitar em parte que as médias dependam em parte do grau de afinidade com determinados professores (ou seja, das frequentes "preferências" dos professores por determinados alunos), e evitaria também que as nossas médias dependessem muitas vezes do grau de exigência dos profesores, que varia muito de escola para escola (ou mesmo de turma para turma).
Acho que é uma questão de, por momentos que influenciam a nossa entrada ou não na faculdade, nos pormos todos no mesmo pé de igualdade. É lógico, é justo.
This comment has been removed by a blog administrator.
também eu já fiz greve,
também já fechei a minha escola a cadeado,
também já gritei palavras de ordem que na altura me pareciam justas, mas questiono-me lutamos por quê? por uma vida justa, melhor, sem desigualdades sociais, ou por uma maneira de fugir as nossas responsabilidades?!
sem querer ser chato, lanço uns comentarios, com o objectivo de pensarem nisso e nao de criticar:
exames - talvez nao é a maneira mais justa de avaliar os alunos, mas é a melhor até agora encontrada, imaginem que nao gostam da prof e ela chumba-os... era dar demasiado poder aos profs.
sem numerus clausus- para aumentar o numero de estudantes que andam aqui a passear os livros porque tem demasiado dinheiro no bolso, enquanto quem merece, nao tem acesso a bolsas, nem a um ensino superior de qualidade?!
acho que a luta continua e devemos sempre lutar, mas temos de dexar de se "carneiros" e pensar no que queremos e porque queremos! devemos acima de tudo pensar antes de gritar!
boa sorte para a manif,por experiencia propria, bem precisam...
"pelo acesso ao ensino superior justo, sem numerus clausus": confesso que não sabia o que era, mas, agora que sei, cheguei à conclusão que não concordo.
Acho que um acesso ao ensino superior sem numerus clausus induziria a que muitos dos estudantes do secundário deixassem de se importar com as médias, e, sim, tivessem um único objectivo durante três anos: passar. E, acredita, ter 10 a tudo não é nada difícil.
Por outro lado, acho que se assim fosse, os alunos chegavam ao superior e caía-lhes aos pés a dificuldade de estudar e trabalhar "à séria"... porque acredito que não seja nada fácil tirar um curso às três pancadas.
Portanto, acho que ter em conta a média do secundário para entrar num curso é uma forma de gradualmente nos irmos habituando e nos irmos pondo ao trabalho... e termos todos os anos um objectivo que não seja unica e exclusivamente: passar.
Já agora, concordo plenamente com a educação sexual nas escolas. No outro dia fiquei realmente indignada: foram dar uma conferência à minha escola sobre educação sexual, e, no dia anterior, um comunicado do conselho executivo fez-se chegar a todas as turmas, avisando os alunos interessados em comparecer na conferência de que deviam levar uma autorização dos pais. É incrível. Acho que é um assunto (embora cada vez menos) tabu, que deve e tem que ser normalizado.
Porque é uma realidade: todos (sobretudo na nossa idade) precisamos de ter educação sexual, porque, fazendo ou não já, é uma realidade que vai fazer parte das nossas vidas. Mais tarde ou mais cedo. E é importante que tenhamos noção de todos os riscos e precauções.
Porque é demasiado importante termos consciência do que andamos a fazer. Porque ninguém a vai ter por nós.
Boa manif! ;)
epá vão estudar que depois na faculdade as cadeiras só se fazem com trabalho... a não ser claro que sejam daqueles cursos da tanga, e só aí... mas claro que depois há sempre o desemprego para essas pessoas...